Como enfrentar os desafios das operações logísticas?
A cadeia logística é ampla e repleta de variáveis e exigências. Isso sem falar das caraterísticas geográficas e tributárias do nosso país, que estão diretamente ligadas e influenciam no resultado logístico esperado.
Muitas dessas variáveis fogem do controle de qualquer empresa, por exemplo:
- Fatores climáticos;
- Condição de estradas e rodovias;
- Dependência de muitos órgãos de fiscalização ao mesmo tempo, especialmente em importações;
- Exigências cada vez maiores de consumidores não somente relacionado aos produtos, mas também sobre prazos e custos das entregas.
“Portanto, para que se possa ter um bom desempenho logístico, o que fará a diferença será a velocidade de resposta operacional quando alguma dessas variáveis começar a impactar na gestão e metas das empresas”, explica Vitor Tamarozzi, sócio-diretor da Stralog, especializada em soluções logísticas integradas e personalizadas.
De acordo com ele, o grande desafio é a rápida tomada de decisão, com informações e ações ágeis, eficientes e seguras para avançar com os negócios mesmo com algum imprevisto em função destas variáveis.
E como fazer isso?
Parcerias logísticas
Para a maioria das indústrias e distribuidores, logística é uma área de apoio, assim como RH, T&I e Manutenção. “Apesar de estratégica e de fundamental importância para o negócio, ela sempre será uma área de apoio. Portanto, terceirizar a operação logística com um especialista proporciona à contratante mais tempo para se dedicar ao que realmente trará resultados, seja em vendas, compra, desenvolvimento de fornecedores e produtos ou marketing”, explica Vitor.
O Operador Logístico tem o conhecimento para assessorar seus clientes não só no controle de estoque adequado, mas também para orientá-los sobre níveis de estoque, pontos de reposição, políticas de inventário e o momento de colocar o pedido em função do lead-time de entrega de seus fornecedores. E isso, consequentemente, resultará em redução do nível de estoque, eventuais perdas por validade ou falta de acuracidade, evitando perda de vendas por ruptura.
Foco na confiança
Vale lembrar que a parceria entre contratante e Operador Logístico só dá frutos se baseada na extrema confiança entre os lados.
Imagine que a responsabilidade do OPL se assemelhe a de um banco que administra o dinheiro das pessoas ou empresas. O Operador Logístico “cuida” do dinheiro dos seus clientes em forma de produto. Se a empresa vende, mas o OPL não entrega ou entrega errado, a contratante não recebe. “A responsabilidade é exatamente a mesma”, compara Vitor.
O Operador Logístico deve ser visto como um parceiro estratégico, não somente pela responsabilidade de armazenar e entregar corretamente. Com informações adequadas, rápidas e seguras, ele proporciona o suporte necessário para a contratante planejar suas compras, políticas de estoque e campanhas promocionais.
Benefícios da terceirização
Vitor acredita que um dos grandes benefícios da terceirização é a previsibilidade. Tanto com relação aos prazos de atendimento – nos processos de separação, embalagens, entrega – quanto à acuracidade de estoque e também aos custos.
Trabalhando com empresas especializadas em operações logísticas, é de se esperar melhor controle nos processos operacionais, maior segurança nas informações relacionadas a compras, estocagem e custos de imobilizados.
Custos variáveis também podem ser considerados uma grande vantagem da terceirização. Na maioria dos casos, os custos logísticos de armazenagem (movimentação, estocagem e embalagem de materiais) se tornam variáveis. Assim, paga-se pelo que é utilizado, evitando a necessidade de custos fixos ou ociosidade.
Os custos que maior representam este ponto são de infraestrutura de armazenagem (aluguel de armazéns, segurança patrimonial, manutenção, etc.) e de mão de obra, especialmente o passivo trabalhista e encargos. “Esta vantagem se aplica principalmente para empresas que estão em rápida expansão ou que possuem uma demanda muito sazonal, seja no período de um mês ou de um ano”, conta Vitor.
O terceiro fator positivo da terceirização é a flexibilidade de crescimento. O Operador Logístico pode proporcionar a ampliação de uma operação logística ao seu cliente de forma rápida e segura, evitando que a contratante tenha de investir em operações que não fazem parte do que seu objetivo principal, como compra de ativos, adequações físicas, aquisição de equipamentos, contratações, treinamentos, etc.
E agora, com todas essas informações, a resposta ao título deste texto: “como enfrentar os desafios das operações logísticas?” ficou fácil: contar com um Operador Logístico capacitado e de confiança!
Sobre a empresa
A Stralog possui todas as licenças e autorizações para atender aos segmentos de cosméticos, produtos para saúde (correlatos), medicamentos, alimentos e saneantes, bem como infraestrutura adequada e processos definidos, orientados e fiscalizados por órgãos reguladores. Além disso, também atua nos setores de brinquedos, materiais hidráulicos e eletrônicos, entre outros.
Quer saber como a empresa pode te ajudar a melhorar seus processos logísticos? Fale com o Vitor Tamarozzi (vitor@stralog.com.br) ou acesse o site www.stralog.com.br.