Operador Logístico ou Transportadora, qual devo contratar?
Se você é daqueles que ainda têm dúvidas sobre as funções do Operador logístico e da Transportadora e precisa escolher qual contratar, confira aqui a explicação de Vitor Tamarozzi, sócio-diretor da Stralog, especializada em soluções logísticas integradas e personalizadas.
Segundo ele, as pessoas ainda confundem essas atividades porque o termo logística só começou a ser mais utilizado no mercado brasileiro no final dos anos 90. Até então, tudo relacionado a movimentação interna e armazenagem de materiais era conhecido como “almoxarifado ou simplesmente expedição”. E a distribuição era relacionada ao transporte.
“Mas vejo que cada vez mais o conceito está sendo aplicado da forma correta, facilitando a análise e a tomada de decisão das empresas que necessitam dos serviços de empresas especializadas, sejam elas OPL ou Transportadoras”, demonstra Vitor.
Para escolher bem
Vou de Transportadora: o processo de transporte é algo que praticamente toda empresa fabril ou comercial necessita. A não ser em situações em que opte por manter frota própria, motoristas e sistemas para gerenciar suas entregas, esse processo precisa ser terceirizado com um parceiro experiente e que atue de acordo com as diretrizes do contratante.
Vou de OPL: a decisão para terceirização das atividades de armazenagem e movimentação de materiais (recebimento, separação, conferências diversas, responsabilidade pelos inventários, embalagens, etc.) com um OPL depende de uma análise mais profunda de viabilidade e está diretamente relacionada aos planos de longo prazo de uma empresa. Essa análise leva em consideração fatores como:
- Estudo comparativo de custos fixos (aluguéis);
- Qualificação de mão de obra;
- Contratação de sistemas específicos; e
- Necessidade de obtenção de licenças e autorizações emitidas por órgãos reguladores, entre outros.
“Visto todos os pontos acima, a decisão dependerá fundamentalmente de como a empresa contratante está traçando seu crescimento e de como ela define as estratégias de gestão interna de seus processos de apoio e departamentos”, ressalta Vitor.
O “coração” do Operador Logístico
Para Vitor, o coração do OPL está no perfeito entendimento da cadeia de suprimentos onde seu cliente atua. Somente conhecendo muito bem todos os processos e estratégias de seu cliente, o OPL terá condições de atendê-lo bem.
“Esse entendimento envolve um ótimo fluxo de operações com definições claras de integrações entre processos, empresas e equipes. Com o desenho claro da cadeia, vem a 2ª etapa, com a utilização de ferramentas adequadas para o monitoramento e o controle das operações, para que o OPL possa entregar os níveis de serviço (prazos, custos, qualidade) esperados pelo seu cliente”, finaliza.
Sobre a empresa
A Stralog possui todas as licenças e autorizações para atender aos segmentos de cosméticos, produtos para saúde (correlatos), medicamentos, alimentos e saneantes, bem como infraestrutura adequada e processos definidos, orientados e fiscalizados por órgãos reguladores. Além disso, também atua nos setores de brinquedos, materiais hidráulicos e eletrônicos, entre outros.
Quer saber como a empresa pode te ajudar a melhorar seus processos logísticos? Fale com o Vitor (vitor@stralog.com.br) ou acesse o site www.stralog.com.br.