Você sabia que otimizar custos logísticos não é apenas cortar gastos?

Você sabia que otimizar custos logísticos não é apenas cortar gastos?

Se sua empresa associa otimizar custos logísticos com fazer cortes em algum departamento, esse texto vai te ajudar a ver além. Vitor Tamarozzi, sócio-diretor da Stralog, especializada em soluções logísticas integradas e personalizadas, conta duas situações que mostram como lidar com essa questão, de acordo com a realidade de cada companhia.

 

Primeiramente, imagine uma empresa que está estagnada e precisa reduzir custos, buscando melhor rentabilidade e até a sobrevivência. “O grande problema de cortar gastos é que isso pode interferir em áreas ou processos que estão em bom funcionamento. Ou seja, o que era para melhorar, piorou e dificultou a retomada do crescimento”, explica.

 

Nesse caso, o foco é eliminar definitivamente todo desperdício. Desperdício é o resultado de algum tipo de negligência no processo produtivo, no planejamento de compras de materiais ou na falta de manutenção em estruturas físicas. Mas sem ter de cortar o cafezinho do pessoal!

 

“Busca por melhores práticas, análises de layout, negociações em planejamento de estoques menores com maior frequência e redução do capital imobilizado também são de grande ajuda para reduzir custos e melhorar a liquidez”, acrescenta Vitor.

 

Na busca pela produtividade

Em uma segunda situação, vamos supor que a empresa esteja crescendo em um bom ritmo e, consequentemente, aumenta seus custos, sem margens para se aventurar ou se expor ao risco. Agora o foco é buscar produtividade.

 

Quanto maior o crescimento da demanda, seja na armazenagem, seja no transporte, maiores são as chances de aumentar a produtividade nos processos e, consequentemente, reduzir custos.

 

Por exemplo, é possível obter ganhos aproveitando melhor o tempo da equipe, sem precisar aumentá-la imediatamente ao crescimento da demanda. Novas operações em sinergia com as atuais podem aprimorar o uso de equipamentos, como empilhadeiras, linhas de picking e coletores. Sem falar no melhor aproveitamento de veículos com rotas bem definidas.

 

“Claro que tudo isso só será possível com um fluxo operacional de separação e embalagem bem definido e um excelente planejamento de transportes. Contudo, vale reforçar que a necessidade de eliminar qualquer desperdício se aplica aqui também”, destaca o sócio-diretor da Stralog.

 

Colocando as estratégias em prática

Atualmente, há inúmeras ferramentas com base de dados muito complexas. Esses dados, se bem trabalhados, tornam-se informações valiosas para qualquer empresa, afinal, sem indicadores e sem informação é como dirigir o carro no escuro com o farol apagado!

 

Mesmo assim, não adianta ter excelentes indicadores sem saber o que fazer com eles. Vitor explica que o primeiro passo é identificar os principais indicadores da empresa. Quais realmente trazem informações úteis para analisar a situação atual ou diagnosticar o andamento das atividades ou gargalos. Isso em qualquer área: financeira, produtiva, de vendas, relação com o cliente, logística, estoque…

 

Porém, identificar os gargalos ou as principais deficiências da empresa, por si só, não trará resultados. Após selecionar os principais indicadores, você já tem seu dashboard pronto para iniciar o planejamento para ações de curto, médio ou longo prazos e tomar suas decisões de forma coerente e assertiva.

 

Como exemplo, Vitor volta a março de 2020, quando foi anunciado o lockdown e uma grande incerteza afetou todos os segmentos de mercado. “Acredito que 100% das empresas de todos os portes precisaram criar ações que não estavam em seu plano, modificar suas estruturas e se reinventar para enfrentar tal situação.”

 

Se foi – e continua sendo – desafiador para companhias bem estruturadas e com excelente gestão de suas informações e indicadores, imagina como foi para aqueles que não se preocupavam com a gestão de suas informações? Que caminho decidiram tomar? Com base em que tomaram suas decisões?

 

Pense nisso!

 

Sobre a empresa

A Stralog possui todas as licenças e autorizações para atender aos segmentos de cosméticos, produtos para saúde (correlatos), medicamentos, alimentos e saneantes, bem como infraestrutura adequada e processos definidos, orientados e fiscalizados por órgãos reguladores.

 

Além disso, também atua nos setores de brinquedos, materiais hidráulicos e eletrônicos, entre outros.

 

Quer saber como a empresa pode te ajudar a melhorar seus processos logísticos? Fale com o Vitor (vitor@stralog.com.br) ou acesse o site www.stralog.com.br.

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