Você sabe quais as diferenças entre Operador Logístico e Transportadora?
Antes de comentar sobre as diferenças entre os “negócios” Operador Logístico (OPL) e Transportadora, vamos falar um pouco a respeito dos conceitos.
Segundo Vitor Tamarozzi, sócio-diretor da Stralog, especializada em soluções logísticas integradas e personalizadas, a operação logística é extremamente ampla e faz parte do que conhecemos como Cadeia de Suprimentos (Supply Chain).
Resumidamente, ela pode ser dividida em:
- Logística de abastecimento: envolve fluxos entre fornecedores de matéria-prima ou componentes que abastecem uma linha de produção para a fabricação ou montagem de um produto;
- Intralogística: todos os processos logísticos que ocorrem dentro de um Centro de Distribuição ou de uma fábrica, relacionados a matéria-prima, componentes, insumos, embalagens ou produto acabado;
- Logística de distribuição: são os processos de entrega dos produtos ao destino final, como varejistas, distribuidores ou consumidores;
- Logística Reversa: todo e qualquer retorno de materiais para o CD ou a fábrica. Pode estar relacionado ao pós-venda, no caso de produto comprado erradamente, avarias ou qualquer motivo que justifique o não aceite por parte do comprador. Ou ao pós-consumo, como embalagens retornáveis para uso posterior ou descarte adequado.
“Os processos de transportes estão presentes tanto no abastecimento quanto na distribuição e podem ser executados por qualquer modal ou por mais de um modal para o mesmo fluxo”, ressalta Vitor.
Quem contratar?
Agora vamos às diferenças entre Operador Logístico (OPL) e Transportadoras.
Operador Logístico (OPL) – É a empresa contratada para gerenciar os processos logísticos na Cadeia de Suprimentos, ou pelo menos todas as atividades relacionadas a armazenagem e distribuição, com uma atuação bastante ampla. O OPL pode utilizar outras empresas parceiras para auxiliá-lo nos processos, buscando a melhor relação entre qualidade e custos, de forma a atender às expectativas do seu cliente. Entre essas parceiras estão transportadoras, fornecedoras de mão de obra qualificada, fornecedores de equipamentos de movimentação e construtoras, que podem oferecer estruturas fabris e de armazenagem adequadas para a operação.
Transportadora – É a responsável por definir a melhor forma de transportar os produtos para seus clientes. Essa gestão envolve a escolha certa do modal, das rotas, dos veículos, além de um rigoroso processo de monitoramento e gerenciamento de risco das entregas, para evitar atrasos ou qualquer outra intercorrência.
“Tanto OPL quanto Transportadora, com suas responsabilidades compartilhadas e complementares, precisam ter sempre foco em atender às expectativas do destinatário final (ou cliente do seu cliente), seguindo a política e a estratégia de seus clientes”, finaliza Vitor.
Sobre a empresa
A Stralog possui todas as licenças e autorizações para atender aos segmentos de cosméticos, produtos para saúde (correlatos), medicamentos, alimentos e saneantes, bem como infraestrutura adequada e processos definidos, orientados e fiscalizados por órgãos reguladores. Além disso, também atua nos setores de brinquedos, materiais hidráulicos e eletrônicos, entre outros.
Quer saber como a empresa pode te ajudar a melhorar seus processos logísticos? Fale com o Vitor (vitor@stralog.com.br) ou acesse o site www.stralog.com.br.