Minha operação logística nas mãos de outra empresa: e agora?
Pronto. A empresa analisou suas operações e avaliou as possibilidades, conforme Vitor Tamarozzi, sócio-diretor da Stralog, ensinou em outro artigo, e decidiu pela terceirização logística. E agora? Como se preparar para entregar seus processos ao parceiro escolhido?
Saiba que essa parte inicial da implantação de uma operação terceirizada é fundamental para o sucesso da parceria. “Após tomada a decisão de transferir a responsabilidade logística para seu parceiro, é necessário que ambas as empresas possam se conectar da melhor forma possível”, ensina Vitor.
E quando ele fala “conectar”, não se refere apenas a integrações sistêmicas, mas também ao fluxo de informações em geral. Ou seja, como as empresas irão se comunicar de forma com que o Operador Logístico trabalhe como se fosse o “departamento de logística do contratante” e não apenas o seu novo fornecedor.
Nesta etapa, serão tratados assuntos como:
- Formas de integração sistêmica, para as solicitações de separação, confrontos de estoques, cadastros de novos produtos, entre outros;
- Quais serão os principais indicadores para acompanhamento das operações e como eles estarão disponíveis;
- Definição de um plano de transferência de estoque que cause o menor impacto possível no faturamento e atendimento aos clientes;
- Certificar-se de que a equipe do Operador Logístico está totalmente apta a iniciar as operações com o nível de serviço adequado; e
- Quais as ações necessárias para que todos os departamentos da empresa possam se adequar com o novo método de trabalho, garantindo a eficiência desejada para a empresa.
Garantindo o “match”
Para o bom entrosamento entre a empresa contratante e o Operador Logístico, algumas ações são decisivas, como cita Vitor. São elas:
- O contratante fornecer ao Operador Logístico informações sobre suas estratégias, planos de crescimento, lançamento de novos produtos, novas áreas de atuação e outros planos que precisarão de todo o suporte logístico necessário para que sejam bem sucedidas;
- Monitorar em tempo real as operações e, de preferência, disponibilizar os indicadores através de uma plataforma que todos os participantes dessa cadeia tenham acesso a qualquer momento;
- Analisar os indicadores com a frequência necessária para que se possa tomar ações de ajuste (preventivas ou corretivas) antes que haja impacto nos controles de estoque ou atendimento aos clientes da contratante;
- Busca constante e em conjunto por melhorias na cadeia logística.
Seguindo todas essas dicas, o sucesso da parceria está garantido!
Sobre a empresa
A Stralog possui todas as licenças e autorizações para atender aos segmentos de cosméticos, produtos para saúde (correlatos), medicamentos, alimentos e saneantes, bem como infraestrutura adequada e processos definidos, orientados e fiscalizados por órgãos reguladores. Além disso, também atua nos setores de brinquedos, materiais hidráulicos e eletrônicos, entre outros.
Quer saber como a empresa pode te ajudar a melhorar seus processos logísticos? Fale com o Vitor Tamarozzi (vitor@stralog.com.br) ou acesse o site www.stralog.com.br.